Periodontia, periodontologia ou raspagem é o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

Está precisando fazer um tratamento de doenças gengivais? Entre em contato conosco!

Por que realizar um tratamento periodontal

• Remoção de placa bacteriana e cálculos dentários;
  • Diminuição do grau de infecção bucal;
  • Salubridade dos tecidos;
  • Cura do processo inflamatório / infeccioso;
  • Desaparecimento da supuração e do sangramento gengival;
  • Melhoria estética das regiões com retração gengival;
  • Prevenção contra doenças que provocam perda de dentes.

Como é o tratamento periodontal?

No tratamento de peridontia serão realizadas sessões de raspagens que podem ser manual ou através de aparelhos de ultrassom. O tempo e o resultado do tratamento dependem do grau da doença periodontal, sendo necessário sessões básicas, moderadas ou avançadas.

Qual o risco de eu não realizar o tratamento periodontal?

Problemas gengivais não tratados podem levar a:

• Perda dental;
  • Perda do osso alveolar e consequente dificuldade em futuros tratamentos protéticos;
  • Infecções por bacteremia;
  • Prejuízo estético do sorriso: dentes alongados e espaços abertos (diastemas);
  • Mau hálito.