A Odontopoint é especialista em realizar procedimentos de próteses dentárias fixas em seus clientes.

Está precisando realizar algum procedimento de prótese dentária fixa? Entre em contato conosco!

Coroa Total

A coroa dentária é muito usada para reabilitar o dente comprometido pela cárie ou por algum outro problema. Além disso, ela proporciona uma estética muito similar aos dentes naturais.

Esse tipo de prótese proporciona um dente fixo e que pode ser usado das mais diferentes formas. Pode ser usado sobre dente, sobre implante dental e até como suporte para uma ponte fixa.

A coroa dentária também proporciona uma estética muito favorável, pois na grande maioria dos casos usamos cerâmica para fazer a anatomia do dente, o que faz com que o dente tenha um aspecto muito natural.

Tipos de Coroas Total

As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Tem como principal vantagem a cor, que se assemelha àquela dos dentes naturais e é altamente resistente ao desgaste. É possível que o dentista precise remover um pouco mais da estrutura dentária para a aplicação da porcelana. Uma atenção adicional à escolha deste material deve ser aos pacientes que tem mordida muito forte ou hábitos de ranger os dentes, devido ao risco de fratura da porcelana ou dos dentes antagonistas.

Nas coroas metalocerâmicas a porcelana fundida é ligada à parte externa da estrutura metálica de modo a reforçar o conjunto e conferir melhor adaptação evitando a recorrência da cárie. Quando a porcelana é fundida ao metal, proporciona uma restauração mais forte do que somente a porcelana. O dentista remove apenas uma quantidade moderada da estrutura do dente. As coroas metalocerâmicas são fortes e duráveis.

As coroas de ouro são feitas de ouro e cobre e outros metais e constituem um material forte que se adere à estrutura do dente. As ligas de ouro são resistentes ao desgaste e à fratura e não prejudicam os dentes opostos com os quais entram em contato. Este material é biologicamente compatível com o tecido gengival. Confere excelente adaptação da margem da restauração evitando cárie. Tem como principal desvantagem o custo e a cor metálica que atrapalha a estética do dente.

As ligas de metais básicos contêm metais que não são nobres, mas que reforçam bastante a coroa e proporcionam alta resistência à corrosão. Ao preparar o dente para a inserção dessas coroas, o dentista remove muito pouca quantidade da estrutura sadia do dente. Este material é resistente ao desgaste e suave em relação aos dentes opostos.

Nova tecnologia para coroas dentárias

A tecnologia CAD/CAM é a tecnologia de projeto e manufatura assistidas por computador. Esta tecnologia é usada para ajudar os dentistas e técnicos de laboratórios de prótese a criar formas e tamanhos precisos para as restaurações dentárias, que compreendem as incrustações (também chamadas inlays) , coroas parciais com cobertura de cúspides dentais (também chamadas onlays) , coroas e pontes.

A imagem tridimensional de seus dentes e gengiva permite ao dentista ou protético criar o desenho preciso da restauração ou coroa. Trata-se de uma tecnologia cara e nem todos os dentistas a usam em seus consultórios. Contudo, a tecnologia CAD/CAM é extremamente avançada e permite reduzir o tempo das consultas.

Quem precisa de coroa dentária?

Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca, ao término de um tratamento de canal quando houve grande perda de estrutura dental e necessidade de colocar um implante dentário em função.

Está precisando realizar um procedimento de prótese dentária fixa? Entre em contato conosco!